vnd logo

Blog VND

Caleiras: A solução eficiente e prática no aproveitamento da água no Algarve

Caleiras VND Algarve

Um cada vez maior número de episódios de seca metereológica e uma maior percentagem de território afetado pela mesma como indicam os dados do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) traz a necessidade de serem tomadas medidas urgentes na capacidade de retenção e utilização de águas pluviais.

O primeiro estudo realizado em Portugal sobre a disponibilidade da água foi levado a cabo por Rodrigo Proença de Oliveira, especialista na empresa de consultoria na área do ambiente BlueFocus e investigador no Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa, na secção de Hidráulica e Recursos Hídricos e Ambientais. O estudo realizado em 2021 admite que a precipitação em Portugal e Espanha tenha reduzido em cerca de 15% desde 2001, perspetivando ainda uma redução entre 10 a 25% até 2100. O mesmo estudo apresenta um cenário de redução dos caudais dos rios em 49% e de 29% de precipitação para a região do Algarve, nos próximos 80 anos. Nesta peça publicada na AgroPortal a solução passa pela eficiência dos sistemas de retenção e aproveitamento da água.

A retenção de água da chuva por meio de caleiras oferece uma solução sustentável, permitindo o armazenamento e o aproveitamento eficiente desse recurso vital. Essa prática não só reduz a dependência das convencionais fontes de água como também ajuda a preservar os ecossistemas locais e a promover a resiliência diante dos desafios climáticos crescentes. Investir em infraestruturas de retenção de água da chuva não só é fundamental para enfrentar a carência no Algarve, mas também é uma medida prudente para garantir a segurança hídrica a longo prazo. 

A água é recolhida dos telhados e varandas da habitação. Esta é encaminhada para um sumidouro que, através de uma grelha de proteção separa os resíduos de maiores dimensões como folhas e galhos, restos de argamassa ou outros tipos de detritos que se encontram no telhado até chegar ao reservatório, de onde será posteriormente utilizada na habitação através de um sistema de bombagem incorporado. Os sistemas de retenção podem ser aéreos ou subterrâneos e os mais comuns são produzidos em polietileno ou em aço carbono protegido. A capacidade dos reservatórios varia entre os 500l e os 120.000l, conforme a finalidade da sua utilização.  

Qualidade de vida aproveitando a chuva

O sistema de retenção de caleiras é importante para melhorar a qualidade de vida da habitação de diversas maneiras. Em primeiro lugar, ao coletar e direcionar eficientemente a água da chuva para sistemas de armazenamento ou drenagem, as caleiras ajudam na prevenção de danos estruturais, como infiltrações e erosões que podem comprometer a integridade da estrutura da habitação. Desse modo é garantido um ambiente mais seguro e saudável, protegendo a residência e a saúde dos moradores. Além disso, ao reduzir a dependência de fontes externas de água, como a rede de abastecimento público, o sistema de caleiras contribui para uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos, ajudando a mitigar os impactos da escassez de água e a promover a sustentabilidade ambiental. Em última instância, o sistema de retenção de água com caleiras não apenas protege a casa, mas também melhora a qualidade de vida dos moradores, proporcionando um ambiente mais seguro, sustentável e confortável para se viver. 

Proteção aliada ao estilo

 No contexto das casas no Algarve, as caleiras desempenham um papel crucial na gestão das águas pluviais, dada a irregularidade das chuvas e a escassez de recursos hídricos na região. Como afirmado anteriormente, além de protegerem as estruturas contra danos causados pela água, as caleiras ajudam a direcionar eficientemente a água da chuva para sistemas de drenagem ou armazenamento, contribuindo para a conservação hídrica. A escolha de caleiras arquitetonicamente adequadas não só responde às necessidades funcionais, mas também pode adicionar valor estético às casas da nossa região, integrando-se harmoniosamente com a arquitetura local e contribuindo para a preservação da identidade visual da região. 

As caleiras de alumínio geralmente têm uma aparência mais elegante e estética em comparação com as de PVC. O alumínio pode ser facilmente moldado em diferentes formas e estilos para combinar com a arquitetura e o design da infraestrutura, enquanto o PVC pode aparentar ser um material menos sofisticado. 

Caleiras em Alumínio

O PVC, o alumínio e o cobre são os três tipos de materiais mais comuns para sistemas de drenagem de água da chuva em residências e edifícios. O PVC é amplamente utilizado devido à sua durabilidade, baixo custo e facilidade de instalação. As suas principais vantagens incluem resistência à corrosão, leveza e disponibilidade em uma variedade de cores para combinar com o design da estrutura. No entanto, o PVC pode se deteriorar ao longo do tempo devido à exposição aos raios UV, resultando em quebra e descoloração. 

Por outro lado, o alumínio é valorizado por sua resistência e durabilidade excepcionais. Com maior resistência à corrosão, o alumínio é menos propenso a danos causados pelo clima, como rachaduras, deformações ou descoloração. 

As caleiras de alumínio são capazes de suportar altas temperaturas como as atingidas no verão, evitando a deformação térmica, assim como a sua superfície é facilmente lavável e resistente à salinidade do mar como a fungos e bolores durante os invernos com elevada percentagem de humidade no ar. A vida útil destas é mais longa do que as de fabrico em PVC.  

Já as caleiras de cobre são conhecidas pela estética distinta e longa vida útil. O cobre é altamente resistente à corrosão. No entanto, o custo inicial das caleiras de cobre é geralmente mais alto do que as de PVC e alumínio, tornando-as menos acessíveis para alguns projetos. Além disso, o cobre pode ser alvo de roubo devido ao seu alto valor de revenda.

Partilhe o nosso artigo através de:

Em que podemos ajudá-lo?
1
Precisa de ajuda?
Olá,

Somos a VND, em que podemos ajudá-lo?